Sobre o microscópio

  Todo cientista que se preze tem ou utiliza em algum lugar um microscópio, e esse instrumento foi fundamental para o progresso da cinência. Aqui vou reescrever um Texto Tirado do livro “seres vivos” sobre o microscópio.
   “Por volta de 1300, o uso de lentes para melhorar a visão começou a ser cada vez maior. Com isso, os estudos das lentes foram aprofundados e sua fabricação aperfeiçoada. O resultado disso foi o surgimento de lentes cada vez melhores. Daí o surgimento do microscópio foi um passo.
   Inventado provavelmente por holandeses Hans e Zacharias Janssen por volta de 1600, o microscópio revelou um mundo invisível até então aos nossos olhos, possibilitando os primeiros estudos das células.
   Inicialmente, os microscópios eram aparelhos simples que podiam aumentar 50 a 300 vezes o tamanho do material que se desejava observar. Hoje em dia esses aparelhos foram aperfeiçoados e essa capacidade de aumento pode chegar a 2000 vezes, obtendo-se imagens muito nítidas.
   Esses aperfeiçoamentos foram conseguidos graças ao trabalho de vários cientistas. Na tentativa de obter melhor nitidez e ampliação das imagens dos objetos que estudava, esses pesquisadores foram realizando as modificações técnicas necessárias para melhorar o aparelho.
   Leeuwenhoek, que viveu de 1932 a 1723, muito contribuiu para melhorar a qualidade desse instrumento. Durante cinqüenta anos ele mesmo fabricou seus próprios microscópios para poder realizar os estudos a que se dedicava. “Mas foi só em 1830 que o aparelho recebeu os aperfeiçoamentos técnicos que apresenta praticamente até hoje.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário