Reprodução

    Os seres vivos em geral têm a capacidade de dar origem a novos seres semelhantes. Essa capacidade é denominada reprodução.
   A reprodução pode acontecer de duas formas:
   1– Assexuada: A forma de produção onde não há a participação de células sexuais para a formação de um novo ser.
   Cissiparidade ou bipartição. Esse processo acontece quando seres unicelulares como a ameba se dividem em dois (literalmente);
 Produção de esporos. Esse processo acontece geralmente em algas e samambaias. A folha solta esporos que caem no chão e fazem nascer outro ser semelhante.
  Brotamento. Ocorre em diversos tipos de vegetais alguns animais invertebrados como a hidra. Um ser começa a brotar do outro até que se desenvolva e caia ao chão.

  2– Sexuada: Essa é a forma de reprodução onde é necessária a participação de células masculinas e femininas para a formação de um novo ser.
     Essas células se denominam gametas. Os seres vivos de uma mesma espécie podem formar apenas um tipo de gameta, o masculino ou o feminino. Nesse caso dizemos que esses seres são de sexos separados. Nesse caso, entre os animais vertebrados, por exemplo, os machos formam gametas masculinos e os fêmeos gametas femininos.
   No entanto alguns seres vivos possuem a capacidade de, no mesmo organismo formarem tanto gametas femininos como masculinos. Esses são chamados hermafroditas. As minhocas são um exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário