A origem da Vida na Terra

   De acordo com as opiniões mais aceitas pelos cientistas, a Terra se originou há cerca de 4,5 bilhões de anos, e para chegar à forma que tem hoje com esse relevo, rios, oceanos e seres vivos, ela sofreu muitas mudanças.
   No início a Terra era muito quente pela grande atividade de vulcões, por isso era impossível existir vida aqui. A maior parte da água era encontrada  em vapor e depois passou para o estado líquido possibilitando a formação de oceanos.
   Agora você pode estar se perguntando por que tive que falar tanto sobre outros assuntos antes de falar sobre a origem da vida na Terra. Na verdade tudo começou nos oceanos cerca de 2 bilhões de anos atrás. Inicialmente a vida se originou com o surgimento de moléculas orgânicas muito simples. Essa molécula orgânica era um aglomerado de matérias orgânicas, originadas a partir de combinações de substâncias existentes na atmosfera. Essas combinações foram formadas por raios UV emitidos pelo Sol e descargas elétricas que aconteciam durante tempestades muito frequentes naquele período.
   As principais moléculas orgânicas combinaram-se entre si e deram origem às proteínas. Muitas moléculas de proteínas se juntaram e formaram os coacervados. Depois de muitas modificações os coacervados se transformaram em seres unicelulares e eis que surge a vida. Eram seres heterótrofos, se alimentavam de substâncias existentes nos oceanos e se multiplicavam.
   Com o passar do tempo o alimento não era suficiente para esse seres que se multiplicaram rapidamente, então, alguns desses seres sofreram uma transformação e se transformaram em seres autótrofos.
  E assim foi o surgimento da vida na Terra.

Um comentário: