Sobre a energia nuclear

   A geração de eletricidade a partir da energia nuclear é extremamente importante para alguns países onde não há muito recursos hídricos (para a hidroeletricidade).
   A usina nuclear é muito parecida com a termoelétrica, a diferença é o modo como é produzido o vapor.
   Atualmente o processo na geração de energia atômica é a fissão nuclear, feita no átomo de urânio, mas, acredita-se que futuramente o método para a criação de energia atômica será a fusão nuclear.
    O aproveitamento da energia nuclear tem as seguintes características:
-As reservas de urânio são muito maiores do que as de combustíveis fósseis;
-A energia nuclear polui pouco o meio ambiente;
-As usinas precisam de espaços menores em relação às usinas hidrelétricas, por exemplo;
-Os riscos são grandes para as regiões que adotam esse tipo de energia, pois, caso aconteça algum dano, a radiação liberada pelo urânio trás riscos à saúde e pode causar até câncer.

   Fissão nuclear:
   É o que ocorre nas usinas nucleares e nas bombas atômicas. Os núcleos muito pesados como o de urânio (U-235) quando recebem um bombardeio de um nêutron se transformam no urânio (U-236), mas ficam instáveis e se desintegram formando elementos mais leves que atingem outros átomos e começa uma reação em cadeia.
   Fusão nuclear:
   É o que ocorre nas estrelas, e talvez futuramente esse método seja usado na produção de energia na Terra. O processo de fusão nuclear é contrário ao de fissão nuclear, dois átomos leves se fundem, formando um núcleo mais pesado e liberando muita energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário