Sobre o carvão mineral


   O carvão mineral é um combustível fóssil formado por restos de árvores gigantes que viveram há mais de 250 milhões de anos em pântanos. Esses restos de vegetais, depositaram-se no subsolo dos pântanos (após mortos) e com muito tempo e alta pressão se transformaram em uma massa preta homogênea (as jazidas de carvão).
   Aos poucos o carvão foi substituindo a lenha até se tornar umas das maiores fontes de energia utilizada pelo homem.
   Atualmente, o carvão é muito usado na produção de eletricidade por meio das termoelétricas. Essa tecnologia já está bem desenvolvida e é economicamente competitiva com outras fontes de energia.
   Os impactos ambientais causados pela utilização do carvão mineral são grandes, não só pela emissão de gases poluentes, mas também pelo descarte de resíduos sólidos e poluição térmica.
   
   Gaseificação do carvão:
   O carvão também pode ser convertido em combustível sintético de aplicação direta na produção de energia (na forma gasosa).
   Esse processo impõe vários riscos aos operários como exposição a cancerígenos e altas temperaturas.
   Liquefação do carvão:
   O carvão mineral, até 1961, era a principal fonte primária de energia. Ele é até hoje uma fonte nobre de energia, pois sua liquefação produz um combustível bem parecido com o petróleo. O processo de liquefação é sofisticado e caro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário